4 situações em que NÃO deve acionar o seguro do carro

4 situações em que NÃO deve acionar o seguro do carro

Na verdade, o usuário precisa avaliar o dano ao veículo, e então decidir se vale a pena acionar a proteção. É por isso que o sugerido, quando o seu carro fica sem bateria, é que você entre em contato com a assistência 24h da sua seguradora e peça ajuda. A bateria é um item fundamental para o funcionamento de qualquer veículo. Ela, basicamente, é responsável por reservar energia e, então, entregá-la ao carro quando for necessário fazer a partida. Ela, além disso, é necessária para que consigamos ligar dispositivos eletrônicos, como luzes internas e faróis. Não há como recorrer na justiça quando um motorista bate o carro embriagado.

Como acionar o seguro DPVAT, quem tem direito e qual o prazo?

Em qualquer situação na qual há batida de carro, a primeira ação é analisar se há feridos, inclusive, caso seja o condutor, nunca se esqueça de analisar sua própria integridade física. É comum que pessoas que acabaram de participar de um acidente estejam com a adrenalina alta, o que pode fazer com que não sintam dores nem os ferimentos. Caso você tenha preferências, converse com o seu corretor de seguros antes de assinar o contrato e verifique a possibilidade de escolher o estabelecimento para o conserto de carro em uma batida de carro. Além disso, fique atento ao funileiro parceiro da seguradora, ou seja, se ele presta um bom serviço de funilaria e pintura.

Acione sua seguradora

Se você tentou um acordo com o motorista causador da batida, mas não obteve sucesso e, verificou que ele não possui um seguro auto, que poderia cobrir os seus prejuízos, você poderá acionar o seu seguro. Gabriela Matos Pereira, gerente comercial da corretora RickNew nos explica melhor. “Situações como essa são consideradas pelas seguradoras como Seguro auto sinistros e, são cobertas pelos seguros auto desde que o valor do reparo seja maior do que o valor da sua franquia. Exemplificando, um condutor bateu em seu veículo e danificou o seu carro. Sua franquia do seguro é R$1.500,00 ou seja, o valor total dos reparos ficou abaixo do valor da sua franquia, então o seguro não cobrirá os reparos.

Invista no seguro auto da Smartia

Vale lembrar que ela deve ser realizada independentemente se a perda foi parcial ou total. Se o cliente deseja acionar a seguradora, é fundamental se preocupar com esse serviço. A burocracia é fundamental para garantir que o serviço pague exatamente o que é devido. Verificados se todos estão bem e em plena saúde, é interessante retirar o carro da via para não haver mais acidentes, colisões ou engavetamentos. A batida de carro também pode espalhar em toda pista partes do veículo, as quais estão sujeitas a causar ainda outros acidentes.

De fato, isto pode acontecer, principalmente se o carro for importado, com peças mais difíceis de encontrar. Em casos de média monta, serão substituídas peças externas, mecânicas e estruturais. As condições para este pagamento podem ser negociadas diretamente com a oficina. Geralmente, as empresas credenciadas oferecem descontos e condições especiais de pagamento. Após a comunicação à seguradora, serão solicitados alguns documentos.

Quando bate o carro o seguro cobre?

O documento permitirá que, se problemas acontecerem, o motorista vitimado abra processo judicial contra o culpado pelo acidente (seja réu primário ou não). Em caso de colisão, no seu carro, você pode adicionar quantas vezes forem necessárias. Se houve prejuízo ao carro de terceiros, depende do que está disposto na apólice. Lembre-se sempre de consultar a sua apólice para saber quais são os sinistros cobertos pelo seguro e quais são as condições. É preciso que fique claro para o segurado que há planos diferentes de contratação e que eles podem e devem ser discutidos junto à seguradora antes da escolha final.

Ela abrange danos aos veículos dos terceiros que foram atingidos pelo acidente, assim como danos corporais e morais às vítimas. Porém, para acionar essa cobertura de Responsabilidade Civil, é preciso que o motorista causador do acidente assuma a culpa. Lembrando que, caso ocorram danos corporais a alguma das vítimas, é preciso acionar o DPVAT antes de tentar acionar o seguro do responsável pelo acidente. Quando uma batida de carro acontece, tudo que você deseja é resolver logo o problema, não é mesmo? Então, é importante saber quanto tempo leva para consertar o carro batido que está segurado. Acompanhe o texto, entenda melhor como funcionam os prazos para conserto de veículo sinistrado, funilaria ou outro tipo de reforma de carros, e seus direitos e deveres após a batida de carro.

Em muitos casos, a seguradora aceita descontar o valor devido da indenização, regularizando a situação do usuário e liberando o restante dos valores. A indenização parcial do seguro auto é paga quando os danos após um sinistro são inferiores a 75% do valor do carro. Nesse caso, o seguro não irá pagar por uma bateria nova, mas poderá dar uma carga para você chegar a um local onde vende baterias. Existem seguradoras também que, ao enviar o prestador de serviço, já sabendo que pode ser a bateria, elas enviam uma opção de bateria para ser comprada. A lista de problemas que não têm cobertura é grande e pode ser consultada nas condições gerais da apólice.

Se você teve problemas e, independentemente de ter sido ou não solucionado, quer trocar de seguradora, saiba que é possível. Você poderá escolher tanto a seguradora quanto o plano que ela oferece, sem perder o bônus do seguro auto, se tiver. Mas, no geral, as seguradoras não podem negar o serviço, seja a Porto Seguro, seguradora Azul Seguros, HDI Seguros, Zurich Seguros, Ituran Seguros, Facility seguradora ou outras.

Portanto, verifique se a bateria esgotou e precisa de troca, ou se apenas descarregou momentaneamente. Agora, se o motorista tem a opção de aguardar a enchente baixar, mas mesmo assim prefere enfrentá-la, a seguradora não irá cobrir água no motor. Veja abaixo as respostas Seguro de caminhão para as principais dúvidas sobre a cobertura do seguro em caso de batida ou colisão. Em caso de colisão durante uma emergência com outra pessoa dirigindo seu seguro ainda pode ser acionado, mas será preciso comprovar que ocorreu em situação extraordinária.

É importante lembrar que o prazo de 30 dias pode ser suspenso se for necessário complementar documentações à seguradora. A Susep é o órgão responsável por autorizar e fiscalizar as empresas de seguros no Brasil. Uma ocorrência de pequena monta é aquela em que o veículo sofre danos apenas em peças externas e/ou mecânicas e estruturais.