Como são muitos detalhes, é importante considerar que, se você nunca investiu na pessoa física, deve agir com extrema cautela ao pensar em aplicar na pessoa jurídica. Há a cobrança de IOF (de 96% no primeiro dia a 0% depois de 30 dias) se você resgatar rápido e a cobrança de IR em qualquer momento, em uma alíquota que parte de 22,5% e cai para 15% no longo prazo . Como vimos, planilhas e softwares de gestão e de tarefas podem ser uma mão na roda para os empreendedores.
Além disso, permita que o fluxo de caixa seja abastecido com as informações certas na hora exata e ganha acesso a todos esses dados de qualquer lugar, até mesmo pelo seu celular. Além de estabelecer prioridades no momento, você precisa criar metas de longo prazo. Assim, você pode planejar seu investimento para atingir esses objetivos. Além disso, é importante lembrar que você deve sempre buscar a melhor relação custo-benefício.
Se para você é mais interessante terceirizar um determinado serviço ao invés de contratá-lo, faça uma boa analise do cenário e aposte nessa otimização de custos. Procure outros pequenos empresários interessados em dividir a conta e a utilização de certos investimentos com você, seja para um sistema operacional, uma máquina ou energia. Dessa forma, o valor das despesas despencará no final do mês para ambos. Uma ferramenta incomum, que muitas pessoas não pensam logo de cara em adotar, mas poder fazer mágica para economizar dinheiro e muito tempo no dia a dia. Responda, o time responsável recebe todos os contatos e dúvidas enviados pelos clientes em uma única caixa de entrada, facilitando muito a rotina para não perder uma mensagem sequer.
Por isso, evite esse tipo de prática e faça uma “faxina” orçamentária no mínimo uma vez por trimestre. Dessa forma você consegue rever o que está sendo de fato utilizado e o que é despesa vazia. Para facilitar essa separação, tenha uma conta PJ que será usada apenas para as movimentações do negócio. Assim, as faturas serão separadas e você sabe quanto o negócio gasta.
E, dependendo da configuração do seu negócio, dá para implementar funções e integrações que turbinam ainda mais as planilhas. Confira abaixo algumas soluções que podem acelerar o controle do dinheiro. Veja tudo isso como um desafio, mas também como um compromisso que exige disciplina e responsabilidade.
Redes Sociais
A jornada do conhecimento é o melhor caminho para conseguir entender quais passos tomar em relação ao dinheiro. Portanto, cursos nas áreas de educação financeira e investimentos podem e devem ser um ótimo caminho. Todos temos gastos desnecessários, seja aquele cafezinho durante a tarde, abertura de empresa um docinho após o almoço ou a cervejada com amigos. É óbvio que não há nada errado em gastar um pouco com esses pequenos prazeres, desde que seja esporádico. Porém, quando esses gastos tornam-se um hábito diário, é necessário ficar alerta para que seu dinheiro não saia do controle.
Como administrar o dinheiro de uma pequena empresa
Para descobrir, você deve analisar a resolução mencionada no link acima e procurar a ocupação no anexo XI. Pesquisa de 2016 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas , apenas 23,4% dos negócios sobrevivem depois de dois anos de funcionamento. Mas isso não impede que muitos brasileiros tirem suas ideias do papel e encarem esse desafio. Controle o seu lado consumista e evite os gastos supérfluos, poupando o máximo que puder com o objetivo de atingir a meta proposta. Outra ferramenta importantíssima pode ser o Pipedrive, focado em organizar toda a rotina da sua equipe de vendas.
Quais são as consequências de uma má gestão financeira?
Afinal, se você sonha em empreender com seu próprio dinheiro, cada real guardado te deixa mais perto de seu objetivo. Um grande erro de empreendedores é misturar o próprio dinheiro com o que é da empresa. Por isso, antes mesmo de começar seu projeto, estabeleça essa separação e tenha controle sobre as duas carteiras de maneira distinta. Crie o hábito de colocar nesse orçamento uma seção para o dinheiro que vai poupar para investir no seu negócio.
Caso você trabalhe com mercadorias de curto prazo de validade, o controle deve ser ainda mais rigoroso. Roveda afirma que a falta de planejamento é uma das principais causas de mortalidade das empresas. Os erros são comuns, mas o importante, segundo ele, é que as falhas sejam encaradas como um aprendizado. O ideal é testar e validar seu negócio o mais rapidamente possível – e não ter medo de mudar completamente a estratégia caso seja preciso. Lembre-se de que, se você invalida uma ideia em pouco tempo, o prejuízo é menor. O canvas é um modelo bastante útil para elaborar seu plano de negócios.