Novo normal: como está o atendimento ao cliente pós-pandemia?

Novo normal: como está o atendimento ao cliente pós-pandemia?

Segundo o artigo Customer Service In A Digital New Normal, publicado pela Forbes, o cenário atual nos mostrou a importância de oferecer aos consumidores experiências eficazes de autoatendimento. Seja na linha de frente do combate ao coronavírus, ou em soluções que dão suporte aos relacionamentos. A pandemia impulsionou mudanças nos mais variados setores, desde educação, produtos de consumo imediato à economia.

Mas além dos impactos na saúde, o coronavírus respingou com força total também na economia, nas relações pessoais, no mercado de trabalho, além de tantos outros setores. Nesse sentido, ter ferramentas que auxiliem no atendimento, capacitação de equipes de atendimento e padronização do atendimento são os diferenciais que trarão maiores resultados. Conheça as cinco tendências mais importantes para as empresas se reinventarem e assumirem um papel de destaque no SAC. Karina Lima avalia que a colaboração com o time de atendimento exige um hub digital em que equipes internas e externas possam trabalhar melhor, de forma conectada entre si. A tendência do mercado global para o pós-pandemia, no geral, é ir em direção aos modelos híbridos”, afirma Karina Lima, vice-presidente regional de vendas da Salesforce Brasil. Nesse contexto, marcas que se destacam hoje em dia possuem processos que contribuem com a sociedade e que estão alinhados aos valores e às práticas internas das empresas.

Novo cenário do varejo brasileiro

Também há possibilidade do modelo de trabalho híbrido, com a prevalência do presencial sobre o remoto ou vice-versa. Apesar dos números positivos, e da grande aceitação do trabalho remoto, 67% das companhias tiveram alguma dificuldade na implementação do sistema de trabalho em home office, pois grande parte ainda não está preparada tecnologicamente para esse novo momento. Segundo o Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançado em julho, a taxa de desemprego na América Latina e no Caribe deve chegar a 12,3%, um aumento de 33% comparado ao índice de 8% registrado em 2019. Segundo dados das autoridades de saúde, como a OMS, os efeitos da pandemia na saúde das pessoas podem durar por cerca de 2 anos, segundo projeções. Já existem plataformas de SAC (Atendimento ao cliente) criadas especialmente para quem vende em marketplaces.

Atendimento ao Cliente na Era Pós-Pandemia

Novo normal: como será o atendimento ao cliente pós-pandemia?

Os consumidores se preocupam mais com seus hábitos e também com o tipo de produtos que consomem. Essas informações reforçam os novos padrões de consumo, que além de serem menos impulsivos, têm se tornado mais conscientes ao longo dos anos. Vários são os novos cenários com os quais lidamos diariamente, dentre eles estão os novos padrões de consumo, o novo jeito de trabalhar, o novo formato de se divertir e muito mais. O “novo normal”, como já é chamado o mundo pós-pandemia, trouxe transformações para a realidade de todos.

Então, setores do e-commerce e lojas virtuais de segmentos variados não param de crescer. Quando falamos em experiência também temos claro que a personalização da mensagem enviada ao seu cliente deve ser ponto de atenção. Nada melhor que uma mensagem personalizada que solucione por completo a dúvida do consumidor. Atividades que antes eram realizadas de forma manual estão mais sujeitas a falhas e esquecimentos. Poder contar com uma tecnologia que auxilie no recebimento das demandas de clientes e automaticamente as classifique e organize, priorizando atendimentos, dando respostas rápidas e, principalmente, solucionando a dúvida do comprador é sinônimo de produtividade e precisão.

A qualidade no atendimento se tornou o protagonista nesse cenário atual, uma vez que o consumidor tem um poder de decisão muito maior em mãos com maior velocidade e as inúmeras possibilidades do mundo online. Por outro lado, podemos prever as mudanças que vieram como reflexo de uma doença que acometeu o mundo todo, fazendo milhares de negócios ruírem e os padrões de consumo mudarem. No mundo pós-pandemia, a tendência é que a responsabilidade e a consciência na produção de produtos e no consumo se torne ainda mais importante. Uma das grandes lições da pandemia, que com toda certeza seguirá como tendência de novo padrão de consumo pós-pandemia, está ligado à experiência do cliente. Refletindo o mercado e as vendas, o impacto da pandemia na vida dos consumidores refletiu de forma automática no consumo.

– Tecnologias digitais a favor da reputação do seu negócio

Acompanhe este artigo e fique por dentro de tudo, Assinaturas SaaS para alinhar seu negócio a esse novo cenário.

Quando questionados sobre o atendimento ao cliente pós-pandemia, esses profissionais afirmam que é difícil realizar previsões no momento. Para dar continuidade aos serviços em meio à COVID-19, muitas empresas se viram obrigadas a adaptar os negócios, antecipando processos de transformação digital. Por conta disto, um dos canais de mensageria o que mais cresce no mundo é, sem dúvidas, o WhatsApp.