Um solo fértil deve conter uma quantidade suficiente de matéria orgânica, deve reter água e ser permeável, e ainda apresentar os minerais essenciais para o cultivo. Considerando-se o aumento do interesse na alimentação baseada em alimentos frescos e sem química, o cultivo de hortas dentro de casa torna-se uma opção viável para quem tem qualquer espaço vazio e iluminado. Algumas sementes não exigem muito trabalho, apenas precisam de um local com um substrato de boa qualidade, leve e que permita um bom enraizamento. Manter o solo úmido, sem encharcar, é fundamental para que elas iniciem o processo de germinação e emissão das primeiras estruturas.
O grande vilão das hortas caseiras é o mal uso da irrigação entre dois extremos, ou pouca água e assim a planta morre seca, ou muita água e a planta morre encharcada. Mas é preciso manter essa nutrição no solo, portanto após a primeira preparação de solo, pode-se utilizar outros s adubos orgânicos, inclusive feitos com o próprio lixo orgânico. Dessa forma, o solo precisa ser um ambiente fértil e de densidade fofa, para que a entrada de nutrientes coincida com o crescimento do sistema radicular e sua nutrição. Além da nutrição, o solo tem que se manter úmido, mas não encharcado. Podem ser feitas com vasos e jardineiras, que além de servir como recipiente para as plantas, permitem a montagem de um ambiente decorativo, de forma que, qualquer parede sem uso pode se tornar uma bela horta vertical. No caso de vasos separados, seu uso é indicado para quem tem a intenção de cultivar espécies diferentes e organizá-las em diferentes locais.
Algumas espécies que têm fácil cultivo e produzem bem em praticamente qualquer clima e região do país são a salsa, a hortelã, o manjericão, as abóboras, a batata-doce, o quiabo e as pimentas. Antes de plantar, é necessário retirar formigueiros, grama, areia, pedras e outros tipos de detritos, como restos de construção e lixo. Manter o solo da horta rico em nutrientes é um passo que ajudará no crescimento de plantas viçosas, saudáveis e bem desenvolvidas. As plantas são um tanto quanto exigentes quando o assunto é nutrição e sendo assim, ainda que o solo seja preparado é necessário realizar adubações complementares a cada 20 dias. A leveza e drenagem do solo também precisam ser observados pois são importantes para que o solo não fique compactado e as raízes possam se desenvolver ocupando todo o espaço que têm.
Após a análise do espaço e da iluminação, é hora de pensar em como você quer sua horta ou qual modelo o tamanho do lugar suporta. Você pode optar por vasos no chão, na parede, em floreiras ou até mesmo no próprio terreno, caso tenha um jardim. Finalmente, chegou a hora de colher os frutos do seu trabalho. A colheita deve ser feita quando as plantas estiverem maduras e prontas para consumo. Lembre-se de colher apenas o necessário e deixar que as plantas continuem crescendo e produzindo. O trabalho manual com a natureza em plantações, hortas e jardins ajuda a controlar o stress e a promover o bem-estar.
Veja os cuidados que são necessários e as iniciativas que farão da sua hortinha um projeto em conformidade com o meio ambiente
10g de Arruda para 100ml de água; Picar as folhas, colocar na água e deixar descansar por 24h. A terra tem que ser peneirada para separar as partículas mais finas dos torrões, que podem prejudicar o plantio e o desenvolvimento das plantas. É importante avisar que esses adubos verdes precisam passar por um processo de curtimento ou compostagem. É um processo mais demorado, mas pode ser feito na sua casa. Além de todo o material físico para começar a sua horta, nos pacotes ainda estão inclusos outras formas de aprender ainda mais. Um manual, uma vídeo-aula para maior imersão no processo de plantio, cuidados e uma consultoria com um dos especialistas da CARPE fazem parte do kit.
itens necessários para ter uma horta em casa
Quando a escolha for uma opção, escolha alimentos de verdade, escolha a agricultura familiar e a Raízes do Campo. Ao produzir seus próprios vegetais e ervas, você reduz os gastos com compras frequentes no supermercado. A capacidade de colher ingredientes diretamente do seu jardim Como Plantar Morango elimina a necessidade de comprar certos itens, contribuindo para um orçamento mais equilibrado. As regas no verão devem ser em pouca quantidade e diárias. No inverno a irrigação pode ser feita de duas a três vezes por semana, dependendo da espécie”, completa a paisagista.
Cuidados com a horta caseira
Antes de começar uma horta é fundamental planejar como essa área será utilizada. O primeiro passo é definir se ela será uma horta doméstica, com fins comerciais, comunitária ou algum outro tipo de espaço. Depois, é preciso verificar a disponibilidade da área, de ferramentas e de insumos para que o trabalho possa começar de fato. Faça ainda uma adubação, à razão de 50 gramas por metro quadrado.
Esse modelo de horta baseia-se em colocá-la na parede de forma vertical ou horizontal, e para isso há os mais diversos tipos de treliças, suportes e vasos. Os alimentos orgânicos apresentam um sabor diferenciado, proporcionando mais saúde e frescor aos pratos e refeições. Eles são cultivados de maneira que não recebam substâncias químicas produzidas pelos agrotóxicos.
O que difere dos alimentos industrializados e processados que compramos no supermercado, pobres em nutrientes e ricos em aditivos químicos que não fazem bem para a nossa saúde. Se você não quer se preocupar com isso, as b.Boxes hortas inteligentes da Brota já vem com o solo preparado pronto para plantio. Para fazer a areia lavada em casa é necessário colocar a areia comprada (que possui sais presentes) em uma bacia, completar de água e escorrer o líquido com 3 vezes para eliminar os sais contidos na areia.