Suplementos alimentares: o que são, para que servem, indicações e mais

O conteúdo de todos os canais do portal Grande Atleta são desenvolvidos por diversos profissionais da área de saúde e possuem apenas caráter informativo e não substituem a orientação de um especialista. Antes de dar inicio a uma atividade física ou um programa alimentar, consulte um profissional. A Garcinia é um fruto usado como suplemento para ajudar na perda de peso, ela atua inibindo o apetite e ainda atua no metabolismo de carboidratos e gorduras. A creatina pode ser consumida de duas maneiras, no pré treino como fonte de energia para os exercícios ou no pós treino para repor as energias que foram consumidas e ajudar na recuperação.

Todo suplemento pode apresentar riscos à saúde quando utilizados da maneira errada, por isso é indicado que um profissional seja consultado antes de iniciar o uso de qualquer suplemento. O Cromo é um mineral encontrado em muitos alimentos e facilmente atende as necessidades diárias de um pessoa saudável, na forma de suplemento ele é comercializado ligado ao picolinato. Sua principal função é atuar no metabolismo das gorduras, ela é responsável pelo transporte dos ácidos graxos até a parte das células que são responsáveis pela transformação da gordura em energia para o corpo. A Tribulus terrestris é conhecida por aumentar os níveis de testosterona em homens e mulheres, a testosterona é um hormônio anabólico que age aumentando a resistência física, potencializando a síntese proteica e absorção dos aminoácidos. O BCAA é comercializado em cápsulas, pó e líquido e a preferência por qual tipo usar varia para cada pessoa, o importante é manter a dosagem de 4 a 8 g antes e depois dos treinos para garantir que os resultados sejam alcançados. Para quem precisa repor deficiência de nutrientes ou complementar a dieta.

Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve. O óxido nítrico, ou NO2, é recomendado para quem quer aumentar a força e o volume muscular. O NO2 é uma substância que temos no organismo e é responsável pelo equilíbrio da glicose, transporte do oxigênio, crescimento dos músculos, produção de energia e hemodilatação dos vasos. Assim como todos os outros, seu consumo deve ser feito com muito cuidado, tendo em vista que doses excessivas podem prejudicar o funcionamento de outros órgãos, como os rins.

Suplemento alimentar: o que é para que serve?

“A modernização da regulamentação também vai diminuir os obstáculos para comercialização e inovação desse setor, além de melhorar o controle sanitário e a gestão de risco desses produtos”, observa. Antes da regulamentação da Anvisa, no ano de 2018, os Melhores Creatinas suplementos não eram acessíveis à população comum, apenas para gestantes e atletas. – Idosos também requerem uma atenção especial na hora da suplementação, pois o organismo já não consegue metabolizar e absorver certos nutrientes de forma eficiente.

O seu uso como suplemento alimentar pode auxiliar no aumento da força e da massa muscular, além de melhorar o desempenho em exercícios de alta intensidade. A perda de peso não é o único benefício deles, pois também reduzem o apetite e ajudam a definir a massa muscular. Seu consumo ao longo do dia varia de produto para produto e de médico para médico, mas normalmente a ingestão é feita antes dos treinamentos. Seus efeitos colaterais são parecidos aos dos estimulantes como a cafeína, podendo causar taquicardia, aumento da pressão e também insônia, por exemplo. – No entanto, quando bem indicados, suplementos alimentares trazem benefícios à saúde. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não há previsão legal para a categoria “suplementos alimentares”, ou seja, não existe regulamentação específica para esses produtos.

Qual o principal objetivo dos suplementos alimentares?

Segundo a nutricionista Nathália Guimarães, especialista em nutrição clínica e esportiva funcional, os suplementos alimentares são produtos com características nutricionais idênticas ou similares às dos alimentos. Além de suprir carências da dieta, eles também auxiliam no equilíbrio do organismo. Os suplementos alimentares são substâncias químicas produzidas especialmente para complementar a alimentação.

Por esse motivo, contam com uma composição de substâncias que estimulam o corpo a produzir determinados hormônios. Na investigação da Cochrane, o suplemento se mostrou útil para prevenir infecções respiratórias em pessoas expostas a exercícios intensos. A nutricionista Luciana, do São Camilo, assinala que, por ser antioxidante, o nutriente atenuaria a formação de radicais livres, normal durante treinos aeróbicos extenuantes, como corrida e natação.

Dessa maneira, se os hábitos alimentares de um indivíduo são ruins, a suplementação não tem praticamente nenhum efeito benéfico. Para que os suplementos alimentares atinjam os resultados desejados, é importante ter um estilo de vida saudável, com alimentação e prática de atividade física equilibrada. A boa alimentação e a prática de exercícios físicos são os pilares mais importantes para manter a boa saúde, mas muitos ainda sentem a necessidade ou de fato precisam de uma “forcinha” a mais. – Suplemento à base de proteína do soro do leite, o famoso whey protein, ou à base de proteínas vegetais, como arroz e ervilha, normalmente é utilizado para auxiliar na síntese proteica ou para complementar a quantidade de proteínas da dieta.

Eles ajudam a suprir deficiências nutricionais que podem ser prejudiciais ao organismo. Muitas vezes, por mais que se mantenha uma alimentação balanceada, pode ser difícil obter a quantidade adequada de nutrientes apenas por meio dos alimentos. Nesse sentido, os suplementos alimentares podem ser uma opção para garantir a ingestão adequada de nutrientes e manter o organismo funcionando corretamente. A busca por uma alimentação saudável e equilibrada é cada vez mais comum entre as mulheres. Porém, muitas vezes, a correria do dia a dia e a falta de informação podem dificultar a obtenção de todos os nutrientes necessários através da alimentação.

Vinagre de maçã serve para quê? Benefícios e riscos

Os mais conhecidos são os multivitamínicos onde possuem vitaminas e minerais de A a Z. Mas, além do ganho de massa magra, força e energia para treinar — há ainda outros pontos positivos que você precisa conhecer. Fora isso, esse tipo de suplemento alimentar também evita quadros de palpitação, câimbras e outros desconfortos durante os exercícios. Daqui a pouco, vamos falar mais sobre suplementos para ganho de massa magra e o porquê eles são tão necessários. Confira tudo por meio dessa leitura, desde a definição do que é suplementação alimentar até os efeitos que ela pode proporcionar ao seu corpo.

Quem compra suplementos sem indicação pode ficar a ver navios em termos de possíveis benefícios se não utilizá-los como manda o figurino. Não à toa, para fins de prevenção da doença, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) aconselha evitar o uso irrestrito de suplementos de vitaminas e minerais. “Os nutrientes devem ser obtidos por meio de uma alimentação variada e colorida”, reporta a entidade. Quando fica claro que um paciente ingere menos cálcio do que deveria – algo comum por aqui, como pesquisas já provaram -, ela recomenda inicialmente uma mexida no cardápio.

Carboidratos

Já a proteína hidrolisada passa por um processo de filtragem minucioso e quebra parcialmente ou totalmente as moléculas de proteína, fazendo com que a absorção seja mais rápida – além de não possuir carboidratos. A proteína concentrada é mais barata porque a filtragem não é tão cuidadosa e possui aproximadamente de 70% a 80% de proteína, completando o resto com carboidratos e gorduras. Por mais que não sejam medicamentos e não haja a necessidade de prescrição médica para comprá-los, podem fazer mal à saúde se forem consumidos de forma inadequada e sem a supervisão de um médico. À medida que os conceitos de preocupação com a saúde estão se massificando, a demanda tende a crescer mais ainda.