Categorias
Tecnologias

Telefone É Inventado E Reinventado Há 145 Anos

Mas, em que momento aconteceu a junção da telefonia com a computação? o primeiro smartphone da história começou a ser comercializado em 1994, era um aparelho da IBM e ficou popularmente conhecido como Simon. Infelizmente o primeiro smartphone da história não fez tanto sucesso quanto era esperado, apenas 50 mil unidades do aparelho foram vendidas. O primeiro telefone portátil criado pela Motorola, o DynaTAC 8000x, também conhecido como “tijolão”. Mas esse não era o único motivo que impedia o aparelho de enviar mensagens. A verdade é que o sistema de SMS foi criado somente em 1992 na Inglaterra pela empresa Vodafone.

história dos telefones

Hubbard era um homem muito prático e pensou que o processo de enviar muitas mensagens simultâneas por um único fio tinha grande valor comercial. Ele investigou, junto ao Escritório de Patentes de Washington, se alguém já havia desenvolvido tal ideia, e não foi encontrado nenhum registro. Depois que o telefone de Graham Bell se tornou famoso, Antonio Meucci tentou provar que havia inventado o mesmo aparelho muitos anos antes.

Novos Modelos

O modelo 500 da Western Electric foi o telefone padrão dos lares americanos entre 1950 e 1984. Pelo seu formato, o telefone de mesa da marca Western Electric era conhecido como “castiçal”. Ao girar a manivela, um sinal era enviado para a mesa operadora e uma telefonista completava a ligação.

Ele operou em redes GSM nos Estados Unidos, incluía suporte para mensagens de texto SMS, agenda de contatos e foi o primeiro celular a suportar bateria de lítio. Os anos 90 foram revolucionários e moldaram o tipo de tecnologia de celular usamos até hoje. Além disso, foi a primeira vez que o touchscreen foi utilizado, onde os clientes podiam usar os dedos ou uma caneta para fazer chamadas e criar notas. Uma exposição gratuita que começa hoje no Boavista Shopping, em São Paulo, traz a trajetória do aparelho no Brasil, onde o telefone chegou com um ano de atraso, e no mundo.

Em 1910 foi inaugurado o primeiro cabo submarino para ligações nacionais entre Rio de Janeiro e Niterói. Nessa época, 75% dos telefones instalados no país pertenciam à Rio de Janeiro e São Paulo, o restante, distribuía-se por outras 50 empresas menores. Havia em Boston uma empresa pertencente a Charles Williams Jr. que fabricava aparelhos elétricos dispositivos para telégrafo, campainhas elétricas, alarmes contra ladrões etc.

Como Tudo Começou

O aparelho inclui calendário, catálogo de endereços, relógio, calculadora, bloco de notas, email, jogos, tela touchscreen e um Conserto de Iphone Cascavel teclado QWERTY integrado. Foi vendido originalmente por 899 dólares, o que seria pouco mais de US$ 1.200 nos valores de hoje.

Em 1986, Steve Jobs compra a empresa de animação de George Lucas, que mais tarde se tornou a Pixar Animation Studios. Depois de investir 50 milhões de dólares na empresa, passou a produzir filmes como Toy Story e Procurando Nemo. Em 1976, Jobs e Wozniak instalaram uma “fabrica” de computadores, na garagem da casa da família de Jobs na Califórnia.

Alguns testes com aparelhos de tecnologia magnética foram realizados no início dos anos 90, porém os aparelhos eram importados, excessivamente caros e de difícil uso. Devido à baixa qualidade de comunicação e a presença de um cofre que continha as fichas utilizadas no seu interior, os aparelhos eram vítimas constantes do vandalismo. Os reparos de telefones de uso público geravam gastos próximos aos US$ 80 milhões anuais para o então sistema TELEBRÁS. Quando o assunto são os celulares atuais, para além da disputa de preferências, a verdade é que temos verdadeiros mini computadores à disposição.

As crianças podem não imaginar como é viver em um mundo sem telefone. Houve um tempo, porém, em que matar a saudade de um parente distante ou combinar um encontro não era tão simples. “Homem chegando em casa a 186 mil milhas (197 mil quilômetros) por segundo” – era isso que os telefones nos carros faziam.

Isso vai se refletir na escola, o professor só vai controlar essa situação, mas essa educação ou hábito deve ser construído em casa. Se for necessário levar o celular na escola, que ele fique desligado ou mesmo no vibra call, fala Mariana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *