Os brinquedos são considerados importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças, em especial as que apresentam certa deficiência. Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, visto que aprende, experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, entre outros. É por isso que existem vários benefícios de brincar com boneca, desenvolvendo valores e habilidades que permitem uma melhor interação com pessoas na vida real. Inclusive, esse brinquedo contribui muito com o desenvolvimento das crianças que não têm irmãos, ou vivenciam pouco contato com outras da sua idade. A brincadeira é essencial para a formação da criança porque ela aprende e desenvolve enquanto se diverte, então, a melhor opção de presente para a criança é um brinquedo, em especial as bonecas.
Cabe a ela oferecer o que ele precisa, e assume esse compromisso, de garantir a integridade e bem-estar daquele objeto. Mesmo brincando sozinha, a interação com a boneca proporciona uma formação completa, pois existe doação. A criança se responsabiliza pelo bem-estar daquele brinquedo e se esforça para que ele se sinta confortável e amado, como ela deseja ser. “A criança precisa interagir com objetos reais, brinquedos e pessoas” é o que diz a pesquisadora Ana Lúcia Meneghel nessa reportagem.
O boneco utilizado sofre pequenas intervenções para possibilitar a colocação de sondas, drenos, cateteres e bolsas coletoras. Com isso, os pequenos pacientes perdem o medo do tratamento ou o diminuem e não demonstram resistência ao serem submetidos aos procedimentos da enfermagem(6). Se você quer que o seu filho se concentre mais nas atividades, saiba que o quebra-cabeça é um ótimo brinquedo para estimular o foco. Além de trabalhar o raciocínio, a imaginação e a percepção, esse jogo faz com que a criança queira conhecer a imagem final, depois de montar as peças, estimulando também a sua curiosidade.
Luminárias, fitas LED e cordões de luz ajudam a criar um ambiente mais aconchegante. Você pode não ter tido um pop it, mas todo mundo já usou alguma coisa para esse fim. “(A gente age assim) naqueles momentos em que ficamos apertando as cores das canetas, balançando as pernas, batucando a mesa, estourando plástico bolha”, lembra a psicóloga Alessandra Cieri. Além de um passatempo divertido, elas estimulam novos aprendizados… A criança se sente responsável pela boneca porque o brinquedo não faz nada sozinho.
Como os brinquedos educativos ajudam as crianças?
Os brinquedos promovem o pensamento criativo e a imaginação das crianças. Por meio da brincadeira, a criança desenvolve suas habilidades criativas criando cenários, formando diálogos e usando livremente sua imaginação. Durante a brincadeira, as crianças tendem a se concentrar por mais tempo.
Pop it Trevo Mind Toys
Apostar nos brinquedos educativos é uma ótima maneira de contribuir tanto para a felicidade de seus filhos quanto para o desenvolvimento intelectual dos pequenos. Por meio de alguns jogos, é possível estimular a concentração, a memória, a linguagem e muitos outros processos cognitivos. Especialistas em desenvolvimento infantil defendem que esses brinquedos ajudam a desenvolver a inteligência espacial das crianças. Ao dirigir uma bicicleta, elas precisam calcular qual deverá ser o movimento do volante para desviar de uma árvore, por exemplo, ou de qualquer outro obstáculo que possa estar no meio do caminho. O processo, aliás, é bem semelhante ao que acontece com os brinquedos de encaixe, em que as crianças devem inserir blocos de diferentes tamanhos e formatos nos buracos apropriados.
Um comentário em “Os principais benefícios dos brinquedos educativos”
“Consigo trabalhar de forma lúdica, tem várias formas de brincar que estimulam muitas vezes a criatividade, a forma de resolver problemas e a capacidade deles que é muito importante”, explica. Ele tem a função de estimular a socialização e a interação entre a família, mas cabe à família participar desse processo brinquedos de bebe de aprendizado da criança, complementa Thaise Lohr Tacla, psicóloga da PUCPR. Porém, vivencia situações e experiências que são tão reais para ela quanto aquelas que acontecem fora desse universo criativo. E os brinquedos educativos apresentam alta permissão para as crianças imaginarem e criarem.
Há muitos brinquedos que ajudam a melhorar a mastigação, fortalecem os dentes e ajudam a manter a gengiva saudável. Os brinquedos, como as opções interativas, ajudam a frear um pouco dessa característica natural dos cachorros. Quanto maior a ‘dificuldade’ que o brinquedo traz, melhor será para que ele fique mais calminho e libere toda a energia.