Consultoria contábil: entenda como iniciar nesta área e ter sucesso

Consultoria contábil: entenda como iniciar nesta área e ter sucesso

Este papel se fortaleceu durante a pandemia do coronavírus, que impôs um desafio inédito aos negócios de todos os portes. Mestre em Contabilidade Internacional e Finanças pela John Moores University-Liverpool, Reino Unido, contador abrir firma e administrador no Brasil. Possui experiência de 20 anos em trabalhos de consultoria e auditoria e 5 anos de experiência internacional onde trabalhou em projetos de adoção de IFRS no Reino Unido em um grande grupo financeiro.

Portanto, o contador consultor precisa desenvolver a habilidade de delegar tarefas, seja para os demais membros da sua equipe ou mesmo para funcionários e gestores das empresas atendidas. Isso porque, mesmo com os seus conselhos, algum trabalho de execução deverá ser feito – e o trabalho bem feito proporcionará melhores resultados. Muitos profissionais de contabilidade focam apenas na execução das tarefas. De fato, esse é um aspecto importante da profissão, mas ele não é o único a ser observado, especialmente se você almeja ter um papel de consultoria no dia a dia dos seus clientes. Provavelmente, os seus clientes ainda não saibam o que é a contabilidade consultiva e muito menos os benefícios que ela oferece aos negócios. Neste cenário, o seu papel é mostrar todos os benefícios e mostrar que, ser desorganizado ou sonegar impostos, não significa ter mais lucro e não apresenta riqueza e prosperidade.

Recebemos inúmeros contatos de profissionais que desejam empreender e formalizar suas atividades de consultoria, mas possuem dúvidas em relação ao MEI e ao tipo de empresa que devem abrir. A revisão de processos internos, o aconselhamento para o uso de ferramentas mais adequadas e princípios de controladoria e governança também podem ser estabelecidos por um contador consultor. Além do aconselhamento propriamente dito, os contadores consultores podem se responsabilizar também pela elaboração de relatórios de desempenho e diagnóstico.

Desde a criação deste curso, este momento pode ser considerado o mais desafiador desta nobre profissão. Esse novo profissional tem exercido um papel essencial na sociedade, sendo cada vez mais estratégico para a saúde econômico-financeira das empresas. Contar com uma consultoria contábil para médicos ajudará a sua clínica a prosperar, mas também o deixará livre para se concentrar em fornecer a seus pacientes o melhor atendimento possível. A assessoria contábil garantirá que obrigações como imposto sobre vendas e serviços, ICMS, imposto de renda e impostos trabalhistas sejam pagos nas datas certas com os valores corretos.

Quem pode ser consultor contábil?

Contabilidade Consultiva para seus clientes: confira o passo a passo para entrega‍

Visando conseguir benefícios fiscais, financiamentos, parcerias, atração de novos sócios etc. Afinal o consultor lhe orientará sobre as práticas não indicadas (como sonegação fiscal e outros), revertendo essas situações antes que elas se tornem problemáticas. Especialmente reduzindo a carga tributária e otimizando seus custos, como as despesas trabalhistas e previdenciárias. Abrir uma empresa com a Já Calculei é muito simples e você pode fazer isso agora mesmo, sem sair de casa.

Quanto ganha um Consultor Contábil (Técnico) por jornada de trabalho

Afinal, muitas das decisões tomadas no âmbito da empresa têm reflexos diretos na pessoa física, como a escolha entre a retirada de pró-labore (sujeito à incidência de IR) ou o recebimento de dividendos . Depois de implantado, as máquinas farão boa parte do trabalho operacional e você e sua equipe poderão se dedicar às soluções de consultoria. Trata-se de um processo que exigirá investimentos em infraestrutura para garantir a segurança dos dados, como determina a LGPD. Não se trata, portanto, de um serviço que substitui a contabilidade tradicional, compreendida como o conjunto de tarefas obrigatórias, notadamente na relação empresa-governo, como a escrituração de livros e a emissão de guias. Os salários foram calculados com base nos valores informados pelos candidatos do VAGAS.com.

Formatado para profissionais e alunos que necessitam de uma ferramenta dinâmica

Diferente da assessoria, a consultoria contábil tem como objetivo promover uma eficiência maior na administração financeira de uma empresa. Nesse sentido, é possível ajudar na elaboração de um modelos de orçamento e na definição de quanto é possível empenhar dos valores obtidos no negócio. Nesse sentido, é necessário compreender a estrutura de custo do negócio, relação com os fornecedores, orçamento, fluxo de caixa e demais aspectos que envolvem as finanças da empresa.

A escolha da assessoria passará por todo um plano em que será analisado a situação contábil e o conhecimento de legislação que sua empresa possuir. É preciso entender o que sua empresa está precisando, qual é a situação financeira e qual seria o projeto ideal para se ter. Ter no Brasil uma das legislações mais complexas do mundo não é desculpa para se sonegar impostos. Sonegação de impostos é quando um contribuinte (pessoa física ou jurídica) omite valores no imposto de renda. Quando um corpo fiscal da empresa não é preparada, uma das atitudes mais praticadas é justamente essa. Porque, além de deixar o gestor menos sobrecarregado, um corpo de profissionais a serviço de gerir a vida contábil do empreendimento deixará que o andamento dos negócios seja mais tranquilo.

No mercado, é preciso estar atento às melhores opções e quais são as especialidades de uma empresa que possa te atender. Deixar a parte contábil de lado ou mesmo não ter pessoas preparadas para gerir as finanças, são erros primordiais. Se a sua empresa não tem pessoas que estudaram contabilidade ou um conselho fiscal forte, analise seriamente a possibilidade de contratar uma consultoria contábil.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *