Etapas na Elaboração do Cardápio

Etapas na Elaboração do Cardápio

Cozinhar e comer juntos é uma ótima maneira de criar rotinas saudáveis, fortalecer os laços familiares e se divertir. Dê prioridade à compra de alimentos frescos e preferência à compra de frutas, legumes e verduras da estação, pois são mais baratos e nutritivos. Uma dica importante para o congelamento de legumes é a utilização do método chamado de branqueamento, que é essencial para manter a cor viva e os nutrientes do alimento. A pandemia de covid-19 está revirando a vida de famílias em todo o mundo. Pensar “O que preparar para o jantar?” pode ser também outro desafio diário.

Quando a mistura estiver homogênea, adicione um fio de óleo em uma frigideira e asse dos dois lados até que eles dourem. O fondue de chocolate é uma opção deliciosa para quem ama frutas combinadas com doces. Refrescante e deliciosa, como pede uma receita para o fim de semana, a mousse de morango é ótima para aliviar o calor dos dias quentes. Corte todas as frutas em cubos e deixe a laranja bem pequena, pois ela irá soltar o caldo, criando um suco dentro da própria sobremesa.

“O ideal é que a pessoa tente dominar as técnicas clássicas primeiro e depois tente mais coisas de que gosta”, explica o chef. Depois de picar, fatiar e cortar os ingredientes, deixe todos os potinhos necessários para a receita em um local que não atrapalhe as suas atividades. Muita coisa em cima bolo de milho de lata cremoso da bancada aumenta as chances de acidentes e desperdícios e, por isso, a recomendação é já lavar e guardar o que não será mais utilizado – como a tábua de corte. Você só precisa acertar as quantidades de acordo com o número de pessoas da sua casa e, claro, adaptar as refeições aos seus hábitos.

Comece a manhã de forma saudável e criativa com esta receita que foge do preparo tradicional e ensina a utilizar a batata-doce no preparo do pão de queijo. Após cozinhar e amassar, é só misturar com polvilho, queijo, óleo e água, depois moldar as bolinhas e assar. As crianças geralmente precisam comer um lanche ou dois durante o dia. Esses alimentos são nutritivos, saciam mais e ajudam a criar hábitos alimentares saudáveis que duram a vida inteira. Abaixo você confere uma sugestão de cardápio semanal (com almoço e jantar) onde são utilizados alimentos saudáveis, variados e saborosos.

Como não cozinhar todos os dias?

Filé de tilápia com tomate confit e molho de castanha

Em outra panela, corte cebola e alho em tamanhos pequenos, podendo adicionar bacon também. Frite tudo com azeite e coloque essa mistura na panela de pressão, temperando o feijão. O ato de cozinhar deve ser algo tranquilo, gostoso e terapêutico. Além de aumentar a chance de se queimar, se cortar ou estragar a receita, você acaba transformando essa atividade prazerosa em algo estressante. É o momento de cozinhar para a família, uma coisa muito generosa”, diz o chef José Barattino.

Almoço de domingo especial e é bem simples de ser preparada. Confira o passo a passo no vídeo do canal Menino Prendado. Uma dica é incrementar a receita com mais ingredientes, como milho, ervilha, purê de batatas e até queijo.

Use mais o forno

Se você quiser uma opção mais firme do macarrão, experimente a massa um minuto antes do tempo estipulado pelo fabricante. Vale destacar que, geralmente, massas de sêmola são mais duras que as de ovos. A não ser que você tenha uma dieta rica em proteínas – ou coma mais do que isso de qualquer maneira -, essa quantidade deve ser suficiente para sua refeição.

Quando o desejo de não cozinhar é maior que a vontade de comer, aposte em receitinhas criativas de lanchinhos que só utilizam coisas que você já tem prontas – é só unir todas elas no pão, por exemplo. Porém, antes de sair criando os lanches, confira a data de validade de todos os alimentos – só por precaução. Para evitar desperdício de alimentos e economizar tempo, reaproveitar as sobras pode ser uma ótima opção. O feijão que sobra pode virar um tutu ou uma sopa, o arroz vira um bolinho, as carnes e frangos podem virar recheios de torta. Não despreze a água do cozimento dos alimentos, como os legumes e verduras, pois ela contém vários nutrientes, além do sabor. Ela pode ser adicionada no preparo de ensopados, sopas ou até mesmo no preparo do arroz e do feijão.

O que fazer nas férias? Dicas para aproveitar sem deixar de ter a rotina organizada

Agora que você já entende que a comida congelada saudável é realmente uma ótima saída pra ter praticidade e uma alimentação balanceada, que tal algumas sugestões de pratos? Sabe aquele item que não pode faltar no freezer porque é bem versátil? Feitos com todo o cuidado, a partir de ingredientes saudáveis, frescos e orgânicos. Ou seja, os pratos podem ser nutritivos e caber em uma alimentação equilibrada, sem carregar os inconvenientes dos outros tipos de comida congelada, como os aditivos químicos.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *