Psicanálise: A mente segundo a teoria de Sigmund Freud

Psicanálise: A mente segundo a teoria de Sigmund Freud

Uma delas é a associação livre (método em que o terapeuta fala uma série de palavras e o paciente responde com o que viver à mente para despertar memórias reprimidas). Ele nos ajuda a ter um comportamento realista e aceitável de acordo com as demandas da sociedade. Basicamente, o ego regula o nosso desejo de apenas satisfazer as nossas necessidades primitivas e alimentar paixões.

Ou seja, neste nível, compreendemos a psicanálise como ferramenta de pesquisa nas ciências. Nesse sentido, a psicanálise pode ser considerada um campo teórico e um método de pesquisa, culminando em uma prática clínica dotada de técnicas específicas. Sua teoria pode ser caracterizada por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre a estrutura e o funcionamento da psique (vida psíquica), bem como sua repercussão sobre a vida do sujeito. É com base nessa estrutura da psique (Inconsciente, pré-consciente e consciente) que Freud desenvolve seus estudos da mente humana.

Bion também desenvolveu a Teoria do Conhecimento a qual afirma que a formação do conhecimento da criança é proporcional à capacidade do ego de tolerar a frustração. A criança não desenvolve apropriadamente o seu lado emocional, resultando em uma série de complicações na vida adulta. O modo como pensamos, agimos e expressamos opiniões é resultado de uma memória, crença ou desejo que não está na superfície do psiquismo. De acordo com as relações construídas do Édipo, a criança tem a estrutura de sua personalidade formada. Nisso, podem surgir a neurose, perversão ou psicose, indicando que teremos uma das três.

Quais são os fundamentos da psicanálise?

O que é Psicanálise? Guia Fundamental

Ao longo dos anos, a revolução gerada pelo pensamento freudiano influenciou todas as áreas das ciências humanas. Isso levou os autores a desenvolver suas ideias, tomando o pensamento de Freud ora como base, ora como alvo para contestações e melhorias. Durante o desenvolvimento do superego (aproximadamente dos seis anos até o início da adolescência), o indivíduo deixa de lado o prazer genital e passa a se adequar à sociedade. O Superego é a outra parte o que é psicanálise inconsciente relacionada com a censura das pulsões realizadas pela sociedade através da moral, da educação recebida pelos pais e os ensinamentos de como se deve agir ou se comportar. Essa estrutura cria uma representação do “eu ideal”, o superego (“super eu”) impõe suas repressões ao id. Através da fala, em uma relação entre o analisando (sujeito que se submete à análise) e analista (psicanalista) busca-se a origem dos problemas de ordem psíquica.

O que é psicanálise: entenda os conceitos e abordagens básicas

Contudo, a Psicanálise também trabalha o estado de saúde do indivíduo, sendo uma excelente adição terapêutica específica. No caso dela, há um foco em interpretar os processos referentes à parte inconsciente da pessoa. A ideia aqui é tratar distúrbios psíquicos ou neuroses, dando uma qualidade de vida maior ao paciente.

A Psicanálise defende que o prazer no próprio corpo começa por meio de vivências logo na infância. Desde pequenos deduzimos que as zonas erógenas podem nos proporcionar prazer se tocadas. O vício poderia indicar que existe alguma psicopatia, como neurose ou perversão.

Os mecanismos de defesa do ego

Por meio da observação, o terapeuta vai analisar, por exemplo, vestígios de qualquer trauma presente. Ele é perfeitamente capaz de procurar ideias ou desejos que sofreram repressão na vida e impactaram no desenvolvimento do indivíduo. O inconsciente diz respeito ao local em que nossas ideias reprimidas e desejos ficam guardados. Essa inacessibilidade acontece porque há uma censura gigantesca que vem do meio externo, forçando a todos esconderem tudo o que não é aceito. Nisso, a repressão acaba dando origem a comportamentos destrutivos, falhos e que nos afetam.

Segundo Freud, o inconsciente representa a maior parte do aparelho psíquico, que não pode ser acessado pelo consciente e pelo pré-consciente. A psicanálise é um método que investiga a mente humana e identifica a causa do sofrimento psíquico do indivíduo. Quando Freud criou o seu próprio método de análise, ele também ressaltou a importância de que a transmissão da psicanálise fosse fiel aos pilares que edificam a sua teoria.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *